Crescem importações de adubos via porto de Santos. Mais investimento?

Em contrapartida, o país já exportou bem mais óleo e grãos de soja este ano, do que na comparação com 2016

Daniel Popov, de São Paulo
As importações de adubos pelo porto de Santos acumularam volumes de 2,5 milhões de toneladas no período de janeiro a agosto deste ano, alta de 28% ante o mesmo período do ano passado, quando foram registrados a compra de 1,9 milhão de toneladas.

Os adubos foram inclusive o principal produto importado em agosto, a frente de óleo diesel, gasóleo e enxofre Os volumes importados atingiram 379,264 mil toneladas, ante as 376,194 mil toneladas do mesmo mês do ano passado o que representa uma alta de 0,8%, segundo levantamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Exportações no porto

As exportações totais do complexo soja no porto de Santos somaram 19,9 milhões de toneladas de janeiro a agosto, alta de 8,1% ante o obtido no ano passado. Em valores, exportou-se US$ 7,4 bilhões este ano, contra US$ 6,6 do ano passado.

Só em agosto o complexo exportou 1 milhão de toneladas, alta de quase 50% ante os 666 mil toneladas do ano passado.

Exportações gerais do ano

De janeiro a agosto o complexo soja (farelo, óleo e grãos) foi responsável por exportar 67 milhões de toneladas em 2017, montante 11,6% maior que os 60 milhões do ano passado.

Dos três itens que compõem o complexo da oleaginosa o farelo foi o único que exportou menos que o ano passado. Ao todo foram embarcados 9,9 milhões de toneladas em 2017, ante os 10,9 milhões do ano passado.

O óleo de soja foi responsável por 1 milhão de toneladas este ano, contra 944 mil toneladas registradas em 2016. Por fim, o grão respondeu com 56,8 milhões de toneladas este ano, contra 48,1 milhões do ano passado. Os dados são do Ministério da Agricultura.

Veja mais notícias sobre soja