No quarto trimestre do ano passado, o PIB da indústria recuou 0,3%, ante o terceiro trimestre do mesmo ano. O resultado foi a segunda queda consecutiva da atividade industrial do país. No terceiro trimestre, o PIB da indústria diminuiu 0,6% em relação ao período anterior.
De acordo com o documento, a desaceleração ocorrida no último trimestre deve servir de alerta às autoridades econômicas do país. A retração deve ser levada em conta pelo Banco Central do Brasil na condução de sua política de combate à inflação.
O documento destaca ainda que deve balizar a elaboração da segunda etapa da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), em processo de formulação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O PIB industrial registrou expansão de 10,1%, em 2010, e foi o seguimento que mais se destacou, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta, dia 3. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 15,7% da indústria extrativa mineral, que inclui operações de gás e petróleo. A construção civil também teve alta de 11,6% e indústria da transformação cresceu 9,7%.