Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criação de estrada em parque nacional preocupa ambientalistas no Paraná

Comprometimento da circulação de animais pode colocar espécies da área em riscoAmbientalistas protestam contra a construção de uma estrada dividindo o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, prevista por projeto de lei do deputado Assis do Couto (PT-PR) atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. A alegação é de que o caminho impediria o livre trânsito de animais. De acordo com a proposta, a Estrada-Parque Caminho do Colono será implantada entre o quilômetro zero e o quilômetro 17,5 da PR-495, trecho fechado por decisão judicial desde 2003.

Para ecologistas, a divisão da unidade de conservação poderia levar à extinção de certas espécies que necessitam de área ampla para sobreviver. Segundo a proposta, entretanto, a abertura do caminho deverá ser precedida de estudos de impacto ambiental. O projeto prevê ainda a pavimentação da pista com blocos de basalto, a construção de passagens para a circulação dos animais e a instalação de guaritas para o controle do acesso de veículos e o monitoramento de fronteiras.

A polêmica em torno da idéia é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. O trecho liga os municípios de Serranópolis e Capanema. Sem a pista, os moradores dessas localidades teriam de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.

O Parque Nacional do Iguaçu localiza-se na divisa com a Argentina e próximo aos limites com o Paraguai e o Uruguai.

 

Sair da versão mobile