Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criador de suínos terá educação ambiental no oeste catarinense

Cerca de 70 treinamentos devem abranger mais de 3,5 mil produtoresProduzir sem agredir os recursos naturais é o objetivo do programa de capacitação ambiental para suinocultores e técnicos que 11 cooperativas agropecuárias, a Coopercentral Aurora ? um dos dez maiores grupos agroindustriais do país ? e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolverão neste ano no oeste de Santa Catarina. Serão mais de 70 treinamentos que devem abranger 3.546 produtores.

? A suinocultura brasileira é uma das mais avançadas do planeta, mas a produção precisa ser tecnificada em face do potencial poluente dos dejetos ? observa o presidente da Aurora, Mário Lanznaster.

No Brasil, o rebanho suíno alcança 35 milhões de cabeças e metade da suinocultura nacional se concentra na região Sul. Santa Catarina, o maior Estado produtor, apresenta 5,5 milhões de cabeças, com média de 55 suínos por quilômetro quadrado. Municípios como Concórdia atingem uma densidade de 287 suínos por quilômetro quadrado.

O programa de educação ambiental ocorrerá em duas etapas. Na primeira participarão as filiadas à Coopercentral Aurora que assinaram os termos de ajustes de condutas das microrregiões de Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Lourenço do Oeste, onde atuam as cooperativas agropecuárias Alfa, Coperdia, Coperio, Itaipu, Caslo e Camisc. Na segunda etapa estarão envolvidas as filiadas Cooper A1, Auriverde, Coopervil, Colacer e Copercampos.

A capacitação para produzir respeitando o ambiente começou em 2008, quando suinocultores assinaram os compromissos de ajuste de conduta com o Ministério Público em Santa Catarina. Os produtores rurais não atendidos em 2009 serão inscritos para 2010.

Sair da versão mobile