Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criadores de javali colocam produto de alto padrão no mercado

Cortes são considerados iguarias, podendo custar R$ 50 o quilo do pernilDepois de 15 anos de um trabalho de genética, nutrição e manejo, criadores de javalis do Estado de São Paulo estão colocando no mercado um produto com alto padrão de qualidade, com cortes selecionados que atendem as exigências de chefes de cozinha e de restaurantes da região Sudeste do Brasil.

A padronização na atividade começa na criação no campo. José Aldivino de Oliveira cria javalis há 15 anos e explica que o desmame dos filhotes da espécie deve ser feito a partir de 30 dias do nascimento.   

? Se ultrapassar este limite de 30 dias, a fêmea, diferente dos suínos, diminui o leite e os animais só querem mamar e não comem, aí eles começam a definhar ? explica o produtor

Com oito meses, no máximo 12, o javali vai para o abate. Neste ponto, o animal está pesando 50 quilos. A criação do produtor rende até 150 animais por mês.

O sistema de criação na propriedade de Oliveira é de semi-confinamento. Na fase de engorda os animais ficam em uma área na proporção de um animal pra cada 30 metros quadrados. Esse tratamento faz com que os animais não se tornem agressivos, o que é resultado desse trabalho de manejo que faz parte da padronização.

? Não agredindo ele, não tem problema. Eles se tornam animais dóceis. E sendo dóceis, comendo bem, ganham mais peso rapidamente do que aqueles animais estressados ? diz Oliveira sobre os benefícios do trato.

O veterinário que acompanha a criação de José Oliveira, Guilherme Antonio Petrin, diz que apesar do javali ser um animal selvagem, é preciso um cuidado rigoroso com a saúde deles, como é feito com os suínos.

? São as mesmas vacinas porque o javali é um precursor do suíno moderno.

Um estudo feito pela Universidade de São Paulo mostra que a carne de javali é mais magra que as outras e tem menos colesterol. Comparando com a carne de boi tem a metade das calorias e quase a metade de colesterol.

A nutricionista Ana Fanelli diz que cheffs de cozinha buscam esses produtos diferenciados.

? É um produto de tradição européia, muito antigo, da culinária francesa ou da nobreza da Europa. Então ele é mais apreciado realmente por quem é gourmet e gosta do sabor suave de uma carne exótica.

Por isso os cortes de javali estão junto com outras iguarias, como a carne de rã e o fígado de frango e de pato. Como são carnes especiais, o volume de vendas é pequeno. Os cortes de javali representam 0,2% do açougue. O quilo do pernil custa R$ 50.

Sair da versão mobile