Crise econômica europeia reflete nas cotações da soja no mercado

Especialista recomenda que produtores esperem melhora de preçosApesar da valorização do dólar, a crise europeia tem influenciado nas cotações da soja. O produto, que era negociado no porto a R$ 56,00 a saca há algumas semanas, atualmente está em torno de R$ 48,00.

A baixa de preços deixa os produtores do grão em alerta neste plantio da safra, que chegou a 47% na última semana no Rio Grande do Sul, segundo a Emater. Para o diretor da Capital Corretora de Mercadorias, Farias Toigo, o produtor deve ter cautela e esperar uma melhora de preços, que, segundo ele, pode ocorrer no início do próximo ano.

? Neste momento é preciso certa paciência, tem que esperar o mercado se acalmar. Estamos vendo que neste momento não vai acontecer nada de diferente. A nossa projeção é que para o início de janeiro ou em fevereiro, as coisas possam melhorar apesar da pressão da safra sul-americana ? salienta.

No último levantamento, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou que a produção de soja deve chegar a quase 73 milhões de toneladas. Já os Estados Unidos, no relatório do Departamento de Agricultura avalia queda em oito milhões de toneladas na produção do grão.