Crise faz com que relator do Orçamento 2009 prepare cortes no custeio da máquina pública

Senador Delcídio Amaral apresentará parecer na próxima terça, dia 21O relatório preliminar do Orçamento da União 2009, em apreciação pelo Congresso Nacional, vai apresentar adequações para uma redução nos recursos de custeio e investimentos do governo por conta de mudanças nos parâmetros de inflação, câmbio e crescimento da economia. A informação é do relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, senador Delcídio Amaral (PT-MS), que apresentará seu parecer na próxima terça, dia 21. O senador não explicou, entretanto, onde serão reduzidos os recursos.

? Essa definição caberá ao governo federal ? afirmou.

Amaral reuniu-se com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, nesta quinta, dia 16, para avaliar os impactos da crise econômica mundial no Brasil e as medidas que estão sendo adotadas para diminuir seus impactos. O senador negou que Meirelles tenha adiantado as novas projeções para a economia que servem de parâmetro para o orçamento.

? Não admitiu e, mesmo que tivesse admitido, eu não falaria, até pelo posicionamento dele. O presidente do Banco Central e o ministro da Fazenda têm uma responsabilidade grande, qualquer informação nessa hora de instabilidade é muito ruim para o país ? acrescentou.

Por enquanto, Delcídio Amaral afirmou que a proposta é não mexer nas previsões de reajuste do salário mínimo, nos recursos destinados às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e nos programas sociais.

? O restante, se tiver que ajustar o orçamento, é efetivamente cortar, não tem como não fazer ? afirmou Amaral.

Ele não descarta, inclusive, eventuais cortes nos recursos previstos para as emendas parlamentares.