Crise financeira mundial provoca mudança no peso que setores têm na economia do país

Agropecuária teve acréscimo de 0,2 ponto percentual de participaçãoA crise financeira mundial causou uma mudança na participação dos setores que compõem o PIB. A queda de 5,5% da indústria, em 2009, foi o principal motivo da perda de participação da indústria no valor adicionado da economia brasileira.

A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta, dia 11, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre do ano passado e também o do acumulado dos últimos 12 meses.

A indústria, que representava 27,3% do PIB em 2008, passou a ter um peso de 25,4% em 2009. Já o setor de serviços aumentou seu peso no PIB, passando de 66,7% para 68,5% ? aumento de 1,8 ponto percentual. A agropecuária teve um acréscimo de 0,2 ponto percentual de participação (de 5,9% para 6,1%).

Pela ótica da demanda, o setor externo perdeu peso na conta total do PIB, com queda de participação das exportações e das importações, enquanto a demanda interna aumentou, sobretudo a despesa de consumo das famílias (de 60,3% para 62,8%).