Crise pode afetar investimentos do agronegócio, diz consultoria

Turbulência econômica deve atingir setor de maquinário agrícolaO presidente da consultoria Informa Economics FNP, Maurício Mendes, avaliou nesta terça, dia 9, que a recente turbulência na economia não deve se equiparar à crise mundial de 2008 e 2009, mas pode estabilizar ou reduzir a atividade econômica e do agronegócio. Segundo ele, a área plantada no Brasil e os investimentos em tecnologia nas principais lavouras, como grãos e cana, serão mantidos.

? Mas os novos investimentos para o crescimento, como em máquinas agrícolas, podem ser afetados ? avaliou.

Para Mendes, os preços das commodities agrícolas, que batiam recordes desde o ano passado, podem sofrer uma correção com as notícias baixistas, mas não sofrerão quedas significativas. Segundo ele, a turbulência “pode baixar um pouco a névoa do mercado futuro”, com realizações e a saída de especuladores, “mas não haverá uma mudança significativa nas commodities”, completou.

No entanto, Mendes alertou para o que chamou de “série de medidas paliativas” adotada nas economias de alguns países, após a crise de 2008, e que ainda preocupa o mercado.

? Não houve uma mudança estrutural no sistema financeiro e isso poderia ocorrer agora ? afirmou.

Especialista no mercado citrícola e de suco de laranja, o presidente da Informa Economics FNP, membro do Grupo de Consultores em Citros (Gconci), comentou ainda a forte queda nos contratos futuros da bebida desde a semana passada na Bolsa de Nova York.

? Além do que aconteceu nas bolsas mundiais, com quedas significativas e realizações, a ameaça de um furacão (que poderia atingir a região produtora da Flórida) foi descartada ? disse Mendes.

Com isso, após superar os 200 cents por libra-peso na semana, os contratos futuros do suco de laranja na semana passada caíram fortemente até ontem para perto dos 170 cents por libra-peso.