Cristalina, em Goiás, sedia o 4º Festival do Alho, Batata, Cebola e Leite neste final de semana

Produção anual de R$ 624 milhões põe o município em primeiro no ranking do PIB agropecuário brasileiroComeçou nesta sexta, dia 16, em Cristalina, no Estado de Goiás, o 4º Festival do Alho, Batata, Cebola e Leite. O evento é uma oportunidade para os moradores e turistas conhecerem a produção do município, que lidera o ranking do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário brasileiro. - A município de Cristalina possui cerca de 48 mil habitantes. Do total, 16 mil trabalham diretamente nessas culturas de alho, cebola, batata e leite. Ou seja, é um grande número de pessoas que trabalham, mas muitas vez

– O fato de Cristalina ter o primeiro PIB agrícola, hoje, tem a ver com a extensão territorial que nós temos a condição climática do planalto central, que proporciona e, principalmente, dá a condição de irrigação que nós temos em função de abundância de chuva nas épocas das águas. Momento em que são feitas grandes represas para armazenagem – disse o diretor da Associação Brasileira de Batata, Airton Arikita.

E não são apenas os produtores que lucram com essas culturas. Na feira, o lixo vira fonte de renda. Uma oficina ensina a transformar restos de fibras de bananeira e cascas de cebola, em artesanato.
 
– Agora eu nãoestou mais trabalhando como cozinheira, atuo como doméstica. Mas lá eu cozinho também, faço quibe, essas coisas que vai bastante cebola. Ouvi falar do artesanato, da caixinha com a casca da cebola, e resolvi vir. E vi que o negócio já deu certo. Já aprendi a fazer a caixinha -disse a doméstica Adelaide Lopes da Silva Santos.
 
– Dá para confeccionar a caixa de casca de cebola nos intervalos dos afazeres domésticos. Qualquer dona de casa produz uma caixa que é super valoriza e diferente. Essa atividade além de prazerosa, pode ser lucrativa – disse a instrutora da oficina, Elza Maria Moreira.

O 4º Festival do Alho, Batata, Cebola e Leite de Cristalina será realizado na Praça da Liberdade, no Centro de Cristalina, a 280 km de Goiânia e a 130 km de Brasília, até domingo, dia 18.

Clique aqui para ver o vídeo