A liberação comercial, solicitada em 2009, foi aprovada nesta quinta, dia 19, em reunião técnica da CTNBio. É a primeira variedade de soja que vai reunir as duas tecnologias na mesma semente: tolerância ao glifosato, agrotóxico amplamente utilizado nas lavouras, e resistência a insetos.
? Anteriormente, tínhamos aprovado a soja com resistência herbicida e outro evento diferente, outro cultivar que tinha resistência ao inseto. Então, esse evento é o evento em que a mesma planta de soja contém os dois genes ? diz o presidente da Comissão, Edilson Paiva.
O Conselho de Informações sobre Biotecnologia diz que a nova semente exigirá menos aplicações de defensivos, facilitando o manejo.
? Para cada aplicação de inseticida, se usa de 500 a 700 litros de água por hectare. Então, vai ter a redução de água, redução de diesel utilizado nos tratores para aplicação e redução de CO2 na atmosfera. Ganha o produtor e ganha o meio ambiente ? avalia Alda Lerayer, do Conselho de Informações sobre Biotecnologia.
A Monsanto, responsável pela tecnologia, informou que ainda não há data prevista para o início da comercialização.