Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CTNBio aprova nova variedade de algodão transgênico

Soja transgênica da Embrapa já foi encaminhada para avaliaçãoA Comissão Técnica Nacional de Biossegurança aprovou nesta quinta, dia 19, a liberação de mais uma variedade de algodão transgênico. A variedade, produzida pela Dow Agrosciences, ainda depende de concessão do registro junto ao Ministério da Agricultura para chegar ao mercado.

O algodão, chamado de widestrike, é resistente a insetos, e é a quarta variedade transgênica da cultura aprovada pela CTNBio. Até hoje 11 espécies geneticamente modificadas foram liberadas no Brasil: além de algodão, uma de soja e seis de milho. Para o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), ainda é pouco.

? Ainda é pouco, se comparado com outros países, mas 2009 promete ser um ano positivo, até mesmo com liberação de variedades brasileiras ? afirma Alda Lerayer, diretora-executiva do CIB.
 
De acordo com o Conselho, a soja transgênica desenvolvida pela Embrapa já foi encaminhada para avaliação da CTNBio, e o feijão está em fase final de testes. Já a liberação comercial do arroz transgênico deve gerar polêmica ? parte dos agricultores teme uma possível contaminação da planta convencional, a exemplo do que aconteceu nos Estados Unidos. Em 2006 uma variedade inferior, o arroz vermelho, que tem pouco valor comercial, vazou do laboratório e entrou na cadeia por acidente, prejudicando as exportações para a Europa.
 
? O agricultor corre o risco de comprar semente e agrotóxico, e então a erva-daninha ficar resistente ? alerta Rafael Cruz, coordenador da Campanha de Transgênicos do Greenpeace.

A Embrapa também questiona a liberação do arroz tolerante a herbicida por não haver benefícios da adoção desse tipo de tecnologia. Mas para os pesquisadores do CIB, apesar de existir o risco de contaminação, se o agricultor seguir as instruções do laboratório é raro um caso como o que aconteceu  nos Estados Unidos.

? Para que a tecnologia seja mantida tem que fazer rotação de culturas, ter cuidados com o plantio ? explica  Alda Lerayer.

Sair da versão mobile