Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CTNBio discute pesquisa com cana geneticamente modificada

Complexidade da planta ainda gera dúvidas entre os especialistasA pesquisa com cana-de-açúcar geneticamente modificada foi discutida nesta quinta, dia 16, em Brasília, na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A complexidade da planta ainda gera dúvidas entre os especialistas. 

O cultivo de cana tem características específicas, como plantio com mudas em vez de sementes. No caso de plantas transgênicas, a maior preocupação da CTNBio é o descarte do material usado nas pesquisas.

? Nós temos que estabelecer como vamos fazer as regras de isolamento desses trabalhos de pesquisa no campo. A cana produz grande quantidade de massa, não é igual ao milho ou a soja que é pouca massa e que é fácil de descartar ? explicou o presidente da CTNBio, Edílson Paiva.

A CTNBio já aprovou a realização de pesquisas com cana geneticamente modificada. Sem resultados conclusivos até agora, ainda não existem pedidos de autorização comercial. O Centro de Tecnologia Canavieira, mantido pela iniciativa privada e que há 20 anos faz pesquisas na área, reconhece que a liberação não deve acontecer no curto prazo.

? Não existe cana de açúcar transgênica nem no Brasil nem no mundo, o Brasil lidera essa pesquisas. Mas não nos impomos nenhuma deadline para liberar cana transgênica ? disse o pesquisador do Centro de Tecnologia Canavieira William Burnquist.

Sair da versão mobile