Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CTNBio libera comercialmente de novas variedades de soja

Liberação não indica comercialização imediata dos produtos, que ainda precisam passar por avaliação agronômica para obter autorização do Mapa

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou para uso comercial duas variedades geneticamente modificadas de soja, que são tolerantes a herbicidas diferentes do glifosato. Desenvolvidas pelas empresas Bayer e Dow AgroSciences, as variedades de soja são resistentes a três produtos. Isso vai permitir a alternância de moléculas aplicadas no controle de pragas em campo.

• Monsanto prepara terceira geração da soja transgênica

Os dois organismos geneticamente modificados (OGMs) toleram glifosato e glufosinato de amônio, além de uma terceira substância, que diferencia os produtos – soxaflutole, no caso da Bayer, e 2,4D, no grão feito pela Dow. As combinações são inéditas no Brasil. A Dow protocolou o processo em setembro de 2012 e a Bayer, em maio de 2014.

Segundo o presidente da CTNBio, Edivaldo Velini, existe amplo conhecimento sobre a segurança das variedades. A liberação não indica comercialização imediata dos produtos, que ainda precisam passar por avaliação agronômica para obter autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Registro Nacional de Cultivares.

Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile