Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CTNBio libera transgênicos resistentes ao glifosato

Três dos materiais são cultivares de milho e um, de soja. Todos são resistentes a defensivos agrícolas de largo uso no país, mas que estão em processo de reanálise pela Anvisa 

A Comissão Nacional Técnica de Biossegurança (CTNBio) aprovou, em reunião nessa quinta-feira, dia 8, a liberação comercial de quatro novas sementes transgênicas.

São três materiais de milho e um de soja. Todos são resistentes a defensivos agrícolas de largo uso no país, mas que estão em processo de reanálise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como o glifosato e o 2,4-D. Para comercializar os produtos em território nacional, as empresas responsáveis ainda dependem de registro no Ministério da Agricultura.

Um dos materiais aprovados é o milho DAS-40278-9 x NK603, da Dow AgroSciences. Segundo a empresa, ele permite a rotação no uso de agroquímicos, já que é resistente a vários princípios ativos, como os herbicidas glifosato e 2,4-D. As outras sementes de milho são da Syngenta: 5307 e Bt11x MIR162xMIR604xTC1507x5307xGA21.  

Já a soja é a FG72, da Bayer. O nome comercial do produto é Balance GT e tem como característica a tolerância dupla a herbicidas que são à base de glifosato e isoxaflutole. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, essa tecnologia vai oferecer mais flexibilidade ao agricultor.

Com a aprovação da CTNBio, as empresas obtentoras da tecnologia devem aguardar 30 dias, intervalo para apresentação de recursos. Em seguida, a entidade vai comunicar o Ministério da Agricultura sobre o encerramento do prazo. Assim, a empresa poderá fazer o pedido junto ao sistema de Registro Nacional de Cultivares da pasta.

Sair da versão mobile