Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cultivares de feijão são indicadas para agricultura familiar

Conheça as variedades que se adaptam bem quando cultivadas em sistemas agroecológicosQuatro cultivares de feijão, entre outras, desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás ? GO) e comercializadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília ? DF) e sua rede de parceiros são indicadas para pequenas propriedades familiares e se adaptam bem quando cultivadas em sistemas agroecológicos. São elas a BRS Radiante, BRS Estilo, BRS Esplendor e Jalo Precoce.

A cultivar de feijoeiro comum com tipo de grão rajado BRS Radiante apresenta alto potencial produtivo, grãos grandes e excelentes qualidades culinárias. Seu porte é ereto, com boa resistência ao acamamento. A variedade é mais uma opção para os produtores interessados em produzir feijão de tipo de grão rajado, com maior valor de comercialização, nos Estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A BRS Estilo ? além do porte ereto de planta, alto potencial produtivo, resistência às principais doenças e ao acamamento ? apresenta estabilidade de produção e grãos claros com tamanho semelhante aos da cultivar Pérola. Ela é indicada para as safras das “águas” em Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul; de “inverno” em Goiás, Mato Grosso e Tocantins; e da “seca” em Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Já a BRS Esplendor é uma cultivar do grupo preto, indicada para cultivo em São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul na safra das águas; em Tocantins na safra de inverno; em Mato Grosso do Sul e Rondônia na safra da seca; em Mato Grosso nas safras do “inverno” e da seca; em Santa Catarina e no Paraná na safra das águas e da seca; e em Goiás nas safras das águas, seca e inverno. A cultivar BRS Esplendor apresenta arquitetura de plantas ereta, com resistência ao acamamento, sendo adaptada à colheita mecânica direta.

A cultivar Jalo Precoce, do grupo comercial manteigão, é moderadamente resistente à mancha-angular e ao crestamento bacteriano comum. Em condições de campo, é suscetível à antracnose, ao oídio, ao mosaico comum e ao mosaico dourado. Atualmente está indicada para cultivo em Goiás, Distrito Federal, Bahia, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Todas essas variedades também podem ser cultivadas de forma tradicional em lavouras mais tecnificadas e em larga escala.

Sair da versão mobile