Cultivo irrigado pode chegar a 30% do café em 10 anos

Projeção da ACA é que quantidade do produto feito com tecnologia passará a 75% do totalA produção de café em áreas irrigadas ocupa atualmente 10% do total da plantação e pode chegar a 30% em um período de dez anos. A projeção foi feita pelo vice-presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Ramon Olini Rocha. Com isso, a quantidade de café produzida com esse tipo de tecnologia passará de 25% para 75% do total.

Rocha visitou o Ministério da Agricultura esta tarde, em Brasília, e convidou o ministro Wagner Rossi para participar da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé) que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de abril em Araguari (MG). Segundo ele, a cidade produz 7 mil sacas de café por ano, o que corresponde a 2% do total da produção brasileira, distribuídos em 18 mil hectares.

O evento reunirá o XVI Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado, a XIV Feira de Irrigação de Café no Brasil e o XII Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).