Cultura de feijão é alternativa para renovação de pastagens

Rentabilidade da produção do grão viabiliza o investimento em adubação química e calagem do soloRenovar pastagens, utilizando culturas alimentares como o feijão é uma alternativa técnica e economicamente viável. A rentabilidade da produção do grão viabiliza o investimento em adubação química e calagem do solo, a serem aproveitados na implantação da nova pastagem, juntamente com os resíduos orgânicos da lavoura.

Esse foi um dos aprendizados que os produtores rurais participantes do Dia de Campo sobre a Cultura do Feijão, realizado nessa quinta, dia 21, na Fazenda Paraíso, em Macaé, no Rio de Janeiro, levaram para suas propriedades.

Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), em parceria com a prefeitura do município, o evento teve como objetivo incentivar as renovações de pastagens e aumento da produção leiteira, através do cultivo de feijão. Macaé é o maior produtor do grão no Estado.

O pesquisador da Pesagro, Benedito Fernandes de Souza Filho, explicou que com o preparo adequado da terra, mesmo em regiões de solo  pobre em cálcio e boro, é possível obter retorno econômico com a atividade.

O presidente da Pesagro, Silvio Galvão, destacou a união das equipes técnicas da secretaria estadual de Agricultura, da defesa agropecuária e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que em conjunto com o município, vem buscando resultados sustentáveis para a atividade agropecuária.