A cultura do umbu, fruto do umbuzeiro, tornou-se uma referência de agricultura familiar estruturada a partir do lançamento do Plano Brasil Sem Miséria ? Nordeste. Um acordo firmado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a rede Pão de Açúcar levará à rede varejista, por meio do programa Caras do Brasil, doces, compotas e geleias de frutas da Caatinga produzidas pela Coopercuc.
Além da Coopercuc, também assinaram acordo outras três cooperativas: a Cooperagrepa, de Mato Grosso; a Coopaflora, do Paraná; a Cooperúnica, presente em doze Estados do país; e a Associação Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca, de Rondônia.
Segundo a presidente Dilma, o acordo, como parte da estratégia de inclusão produtiva e geração de renda do Brasil Sem Miséria, é um exemplo de agricultura familiar fortalecida que fará a diferença nas gôndolas dos supermercados e como caminho para a inclusão de famílias em situação de extrema pobreza.
? Se brasileiras e brasileiros se dispuserem a enfrentar e encarar esse imenso desafio que é ultrapassar a extrema miséria em nosso país, eles poderão contribuir escolhendo esses produtos ? declarou a presidente.
O carro-chefe da Coopercuc são produtos derivados do umbu, mas geleias, compotas e doces de goiaba, manga e maracujá produzidas em 18 pequenas fábricas instaladas em comunidades rurais dos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, no Território da Cidadania Sertão do São Francisco.