A obrigatoriedade decorre do recente ingresso no Paraná da mosca-negra-dos-citros, praga que ataca a citricultura e outros produtos da fruticultura. O curso vai habilitar os responsáveis técnicos pelos pomares de frutas hospedeiras de pragas quarentenárias a emitir os seguintes documentos: Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), necessários para a garantia da segurança fitossanitária das frutas.
O conteúdo relaciona-se especificamente ao controle de pragas dos citros e tem a finalidade de capacitar os profissionais para que atendam as normas técnicas de certificação ditadas pelo Ministério da Agricultura, de acordo com as Instruções Normativas 54 e 55.
O curso será realizado no auditório da Sociedade Rural de Maringá (Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro), em parceria com a Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea), CREA-PR, Ministério da Agricultura, Sociedade Rural de Maringá, Centro APTA Citros e Instituto Biológico (IB). É esperada a participação de aproximadamente 60 profissionais.
Inscrições ? As inscrições podem ser feitas a partir do dia 21 na página do CREA-PR (www.crea-pr.org.br). Informações na Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos pelo telefone (44) 3026-4244 (das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas).