Curso da Emater ensina manejo de agrotóxicos a produtores

Intenção é reduzir os casos de intoxicação, que vem aumentando a cada ano no paísO manejo seguro de agrotóxicos é tema de um curso realizado para produtores rurais do Distrito Federal. A intenção é reduzir os casos de intoxicação, que vem aumentando a cada ano no país. Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), de 2010, apontam mais de 4,6 mil novos casos de intoxicação por defensivos químicos no Brasil.

>>Leia mais notícias sobre Insumos

Em 2010, foram notificadas 161 mortes em decorrência de contato com o produto. O levantamento mostra que os Estados do Sudeste têm o maior número de pessoas intoxicadas: cerca de dois mil. As regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste têm entre 800 e 900 casos, cada uma.

Na tentativa de reduzir o índice de acidentes causados pela aplicação incorreta dos produtos, extensionistas da Emater tem levado às áreas rurais orientações essenciais para assegurar a saúde dos produtores. Uma das aulas do curso ensina desde os tipos de equipamentos de segurança que devem ser usados pelo produtor, até o melhor horário do dia para se aplicar o agrotóxico.

No Distrito Federal, o curso tem cinco encontros, em que os alunos aprendem os vários tipos de acessórios de proteção, como manuseá-los e também os tipos de intoxicação.

– O maior risco está relacionado ao não uso desses equipamentos de proteção individual. A não utilização, o risco de intoxicação é alto, você pode ter uma intoxicação aguda ou uma intoxicação crônica, que ao longo da vida vai ter ficar acumulado no organismo, vai ter danos muitas vezes, permanentes e levar até a morte – destaca a extensionista da Emater, Desirrèe Duarte.

Clique aqui para ver o vídeo