– Eles vão colocando algumas experiências que eles passaram e a gente vai trocando ideias. E, no final, ele sai com um pouco de informação que já tinha agregada com o que aprendeu. Depois, coloca em prática no campo, mostrando que não é só um motorista de trator. Começa a virar um operador de máquinas agrícolas, realmente – aponta.
O profissional afirma que o conhecimento sobre manutenção pode ajudar a elevar a vida útil da máquina. Os produtores Zacarias Antonio de Oliveira e Gerson Cordeiro relatam que é possível reduzir em até R$ 1 mil por mês o custo com manutenção de tratores com práticas simples, como o melhor aproveitamento do óleo. E acrescentam ter aprendido a otimizar o trabalho a partir das lições do curso.
– Tendo o curso, você presta mais atenção ao trator, trabalha certo. Você vê uma cepa no meio da roça e tira. Na parte do óleo, vê quando está baixando e faz a troca, manutenção – diz Oliveira.
Ambos os agricultores fazem parte de uma cooperativa de produtores rurais em Sorocaba (SP). A empresa conta com três tratores. Tudo que produzem, lucram e gastam é dividido entre os 150 cooperados.
– Tem que buscar conhecimento. Se só ficar no campo, tendo prejuízo, chegará uma hora em que não terá bolso para aguentar – pontua Oliveira.