Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Curso do Senar ensina práticas de otimização do uso de tratores no campo em São Paulo

Agricultores afirmam que lições auxiliam na geração de economia e lucro nas propriedadesO uso do trator no campo é tema de curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em São Paulo.  De acordo com o professor Francisco Carlos de Arruda, no Estado, 600 profissionais ministram aulas.

– Eles vão colocando algumas experiências que eles passaram e a gente vai trocando ideias. E, no final, ele sai com um pouco de informação que já tinha agregada com o que aprendeu. Depois, coloca em prática no campo, mostrando que não é só um motorista de trator. Começa a virar um operador de máquinas agrícolas, realmente – aponta.

O profissional afirma que o conhecimento sobre manutenção pode ajudar a elevar a vida útil da máquina. Os produtores Zacarias Antonio de Oliveira e Gerson Cordeiro relatam que é possível reduzir em até R$ 1 mil por mês o custo com manutenção de tratores com práticas simples, como o melhor aproveitamento do óleo. E acrescentam ter aprendido a otimizar o trabalho a partir das lições do curso.

– Tendo o curso, você presta mais atenção ao trator, trabalha certo. Você vê uma cepa no meio da roça e tira. Na parte do óleo, vê quando está baixando e faz a troca, manutenção – diz Oliveira.  

Ambos os agricultores fazem parte de uma cooperativa de produtores rurais em Sorocaba (SP). A empresa conta com três tratores. Tudo que produzem, lucram e gastam é dividido entre os 150 cooperados.

– Tem que buscar conhecimento. Se só ficar no campo, tendo prejuízo, chegará uma hora em que não terá bolso para aguentar – pontua Oliveira.

Sair da versão mobile