Curso sobre produção da pinha será realizado em Maceió

São 30 vagas para profissionais de Alagoas, Bahia e ParaíbaO primeiro Curso para Formação de Técnicos em Produção Integrada de Anonáceas ? também conhecida como pinha ? vai capacitar técnicos agrícolas para o manejo sustentável da espécie de fruta. O Sebrae em Alagoas abriu 30 vagas para profissionais de Alagoas, Bahia e Paraíba. As aulas vão de 17 a 21 de outubro na sede da instituição. A ação faz parte do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura da Pinha no Agreste.

A Produção Integrada é baseada em boas práticas que atendam às exigências de higiene, conservação ambiental e uso racional de insumos, por exemplo. A técnica também ajuda na conservação do solo e da água e na melhoria da qualidade de vida dos produtores. O sistema foi lançado no Brasil em 2001 e já apresenta resultados positivos como a redução no consumo de energia, água e o uso de fertilizantes e agroquímicos, além do aumento na produtividade e redução no custo de produção.

Para a analista da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, Agda Lins, o evento é uma oportunidade para promover a redução do uso de agroquímicos na produção da fruta.

? Queremos que o consumidor final tenha frutos originados de propriedades com mais responsabilidade social e que trabalhem diariamente para diminuir o impacto ambiental.

O curso deve abordar, entre outros conteúdos, a preparação e a conservação do solo; o sistema de certificação e processamento de frutas; e a logística da comercialização e cuidados na colheita e pós-colheita. As inscrições para a capacitação custam R$ 100 e os interessados devem entrar em contato com a Unidade do Sebrae em Alagoas.