Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Custo de produção sobe no Rio Grande do Sul, mas preço elevado da soja compensa isso

A Farsul é uma das primeiras entidades estaduais a confirmar o aumento real dos custos de produção no país, após a nova tabela do frete e elevação do câmbio

A atenção dos produtores de soja está voltada para os custos de produção, parte por conta do câmbio elevado, que encarece os insumos, e parte por conta da nova tabela de fretes. Segundo levantamento da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) subiu 7,12% no primeiro semestre deste ano. Para compensar, elevação dos preços recebidos pelos produtores é ainda maior.

A entidade aponta que a principal razão para o aumento dos custos foi o aumento dos preços dos fertilizantes, refletindo a valorização da taxa de câmbio. Outro fator que contribuiu para os maiores custos foi a implantação da tabela de frete pelo governo federal, que pesou no bolso do produtor.

1º Fórum Soja Brasil – Safra 2018/2019

Em ambos os casos, o resultado também é consequência da taxa de câmbio que afeta os valores dos fertilizantes junto com o preço do diesel. Só no mês de junho a alta no IIPC foi de quase 4%, em comparação ao mês anterior.

Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR), registrou valorização de 11,64% no acumulado deste ano. No mês de junho, no entanto, o resultado foi negativo, queda de 3,29% em relação a maio. A redução de 6% no preço da soja foi a principal responsável pela retração.

Na comparação com o IPCA, apesar de ambos aumentarem, o IICP apresenta elevação maior, 9,16% contra 4,39%. Já em relação aos preços, novamente fica demonstrado não existir uma relação direta entre o preço no campo e nas prateleiras em curto prazo. Enquanto o IIPR está em trajetória de alta desde março, o IPCA Alimentos registrou aumento no último mês após período de alguns meses de queda.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile