Produtores rurais do Rio Grande do Sul estiveram reunidos com a ministra da Agricultura Tereza Cristina para pedir apoio sobre a estiagem que castiga os produtores do estado. Entre as demandas solicitadas, os produtores querem fazer replantio nas áreas afetadas com a seca, utilizando um novo financiamento do governo.
Para o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, a solicitação dos produtores pode não ser atendida, pois, segundo ele, as políticas agrícolas precisam de um direcionamento melhor. “Nunca resolvemos dessa forma e não acredito nisso. Muitos já deixaram a atividade e perderam propriedade e patrimônio por conta das perdas”, destaca.
Segundo Daoud, o foco da ajuda precisa ser voltada aos pequenos produtores “. A agricultura é atividade de risco, mas como os pequenos produtores sofrem mais eles não resistem por muito tempo e os grandes vão tomar conta, como está acontecendo. Se nós temos 92% da nossa produção de agropecuária na mão de pequenos produtores, eu tenho que definir uma política agrícola para este grupo”, defende.
Ainda na avaliação do comentarista, o produtor já deu sua contribuição para o desenvolvimento da economia, e, nesse momento não encontra solução para o problema do clima. “O brasil chegou onde chegou na questão de produção de alimentos graças ao produtor rural que viu oportunidade, que trouxe tecnologia, que aumentou a produção e continua buscando alternativa. Mas tem coisas que não conseguimos resolver só com o produto”.