Soja

Datagro revisa safra de soja para baixo, mas volume ainda é recorde

Segundo o quarto levantamento da consultoria, o volume projetado para a oleaginosa representa uma alta de 3% ante a temporada 2018/2019

Lavoura de soja em Mato Grosso
Foto: Pedro Silvestre/ Canal Rural

A safra 2019/2020 de soja do Brasil foi revisada para 122,90 milhões de toneladas, segundo o quarto levantamento da consultoria Datagro, com a colheita de grãos em início no país. Ainda assim, o volume projetado para a oleaginosa representa uma alta de 3% ante a temporada 2018/2019.

Apesar da revisão ante a estimativa do mês passado, de 126,08 milhões de toneladas, a produção de soja no país ainda tem potencial de ficar levemente acima do recorde de 122,30 milhões de toneladas registrado em 2017. A área plantada foi estimada nesta atualização em 37 milhões de hectares e a produtividade média passou para 3.319 quilos por hectare.

“A área total confirmou nosso levantamento de intenção de plantio de julho, que havia projetado um total de 36,84 milhões hectares, com uma diferença de apenas 255 mil ou 0,7%. A partir de agora ajustes serão mais raros. Assim está definitivamente confirmado o décimo terceiro ano consecutivo de aumento da área de soja pelo produtor brasileiro”, afirma Flávio França Júnior, coordenador da Datagro Grãos.

Os estímulos para o aumento de área estão relacionados aos altos preços médios, produtividade elevada, maior disponibilidade de crédito, demanda interna e externa firme e cenário interessante de preços neste ano de 2020. No exterior, preferência dos argentinos pelo milho, perdas na safra dos Estados Unidos e solução parcial da guerra comercial entre EUA e China.