Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Debate ressalta união dos países amazônicos para conter desmatamento

Retirada ilegal de madeira é problema comum aos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação AmazônicaAudiência pública promovida nesta terça, dia 29, pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, ligada à Comissão de Relações Exteriores (CRE), ressaltou o esforço dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para conter o desmatamento da floresta. Conforme o secretário-geral da entidade, Alejandro Gordillo, a retirada ilegal de madeira é problema comum aos oito países que integram a organização.

Ocupando expressiva fatia do território dos oito países da OTCA, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, a floresta amazônica é uma área com baixa densidade demográfica e muitos problemas estruturais, observou Gordillo.

? É um território marginal, com pouca população em relação ao resto do país e sem peso político para poder se impor aos governos centrais ? disse.

O secretário-geral da OTCA explicou que a entidade busca a integração dos países amazônicos visando prioritariamente ao desenvolvimento sustentável da população local.

Frente às dificuldades de monitoramento da vasta região de floresta, o ministro do Ministério das Relações Exteriores, Clemente Baena Soares, informou que está em estudo proposta de direcionar 20% dos recursos do Fundo Amazônico para a atividade. O fundo, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é alimentado por doações de países europeus e visa à preservação da Amazônia.

? Seria a primeira vez que o fundo aportaria recursos para uma ação conjunta dos oito países ? disse Clemente Soares.

Gordillo e Soares elogiaram encontro dos chanceleres dos países membros da OTCA, realizado na semana passada em Manaus, no qual foi lançada declaração para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, no Rio de Janeiro, em 2012.

Sair da versão mobile