Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Decisão da AGU mantém índios em fazenda em MT

Segundo advogados, imóvel é objeto de estudo sobre delimitações territoriais, pois está localizado na região da reserva indígena Pimentel BarbosaA Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu suspender na Justiça o cumprimento de ordem de reintegração de posse e manteve a permanência de 95 índios da etnia Xavantes na Fazenda Remanso, localizada no município de Cocalinho (923 km a Leste de Cuiabá), na divisa com Goiás. O proprietário recorreu à Justiça em maio deste ano, alegando que a invasão pelos índios comprometia as atividades desenvolvidas na fazenda e os que os funcionários estavam sendo ameaçados.

Na audiência realizada em meados de julho, os advogados públicos federais rebateram os argumentos do dono da fazenda. Segundo os advogados, imóvel é objeto de estudo sobre delimitações territoriais, pois está localizado na região da reserva indígena Pimentel Barbosa, onde existem sítios arqueológicos de povos indígenas e são desenvolvidas atividades de subsistência pela comunidade Xavante, como o plantio de culturas.

Os advogados também descartaram o suposto prejuízo às atividades econômicas e sociais da fazenda ao afirmar que “em momento algum os índios ameaçaram ou impediram o livre e completo exercício dos direitos do fazendeiro, tampouco de seus funcionários”.

? Conforme espontâneo depoimento da parte autora, a criação de 1.094 cabeças de gado na fazenda iniciou-se após a entrada dos índios, o que demonstrava a desnecessidade da concessão da medida liminar ? dizem eles.

Sair da versão mobile