Decisão do STF sobre Raposa Serra do Sol tem caráter sinalizador, afirma coordenador do Pensa

Décio Zylbersztajn concedeu entrevista ao Bom Dia Campo desta quinta-feiraO coordenador do Pensa USP - Centro de Conhecimento em Agronegócio, Décio Zylbersztajn, comentou, em entrevista ao Bom Dia Campo desta quinta-feira, dia 24, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do processo de demarcação da Terra Indígena Raposa Terra do Sol, em Roraima. O STF decidiu manter as 19 condicionantes estabelecidas em 2009.

– Uma decisão importante é que a presença do estado e o seu trânsito na região estão garantidos. O estado pode fazer investimentos em educação, em infraestrutura, etc. – disse.

Zylbersztajn argumentou ainda que a decisão tomada nessa quarta, embora não seja vinculante, tem caráter “sinalizador”. A Advocacia Geral da União (AGU) já havia tomado a decisão de publicar uma portaria tomando as condicionantes na demarcação de Raposa Serra do Sol como base para tratar o tema.

– Cada caso deverá ser agora analisado dentro da sua particularidade. Mas isso não quer dizer o STF não sinalize. Uma decisão do STF tem caráter sinalizador – disse Zylbersztajn.

Assista à íntegra da entrevista:

Clique aqui para ver o vídeo