Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Decisões da próxima Conferência das Partes preocupam setor fumageiro

Evento que discutirá artigos da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco será realizado em novembro, na Coreia do SulA proximidade da 5ª Conferência das Partes (COP5), que será realizada na Coreia do Sul no mês de novembro, preocupa membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco. Isso porque o COP5, que comanda a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial de da Saúde (OMS), avaliará os artigos 17 e 18 da CQCT, diretamente relacionados com a produção de fumo no campo. Os termos se referem a alternativas economicamente viáveis, porém, de acordo com representantes do setor

– Em 2010 fomos surpreendidos com a dura posição do governo brasileiro sobre os artigos 9 e 10 (que tratam do uso de aditivos aos derivados do tabaco). Buscamos o diálogo, mas não fomos ouvidos. Estamos apreensivos sobre a possibilidade de que este quadro se repita em 2012 e que toda a cadeia produtiva fique em risco – afirma o presidente da Câmara Setorial, Romeu Schneider.

Os artigos em discussão

Art. 17 – As Partes, em cooperação entre si e com as organizações intergovernamentais internacionais e regionais competentes, promoverão, conforme proceda, alternativas economicamente viáveis para os trabalhadores, os cultivadores e, eventualmente, os varejistas de pequeno porte.

Art. 18 – Em cumprimento às obrigações estabelecidas na presente Convenção, as Partes concordam em prestar devida atenção, no que diz respeito ao cultivo do tabaco e à fabricação de produtos de tabaco em seus respectivos territórios, à proteção do meio ambiente e à saúde das pessoas em relação ao meio ambiente.

>>> Saiba mais sobre a cultura do fumo no site Agrotabaco

Sair da versão mobile