No Nordeste, também incluído no decreto, os recursos servirão para minimizar problemas causados pela estiagem, que chega a colocar em risco a vida da população em algumas localidades.
O crédito extraordinário desta quarta foi aberto pela Medida Provisória (MP) 473, de 15 de dezembro de 2009, para os Ministérios da Educação, dos Transportes e da Integração, e destina-se à desobstrução de vias urbanas, remoção de escombros e reconstrução de estradas e escolas. A MP prevê ainda a distribuição de cestas básicas, agasalhos e abrigos emergenciais e fornecimento de água em carros-pipa.
As estradas vicinais também são alvo de reconstrução em vários municípios em que as condições de trafegabilidade impossibilitam o envio de insumos agrícolas, o escoamento da produção agropecuária e o transporte de produtos básicos para a sobrevivência das populações de comunidades rurais.
Em alguns municípios, onde as inundações chegaram a prejudicar até mesmo o encerramento do ano letivo, o crédito deverá financiar a substituição de equipamentos danificados, possibilitando o retorno das atividades escolares à normalidade. Os recursos vão garantir também a realização de obras emergenciais em rodovias federais de diversos Estados.