Decreto prorroga execução do Programa Luz para Todos até o fim de 2011

Meta de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até 2008 foi atingida em maio de 2009Um decreto publicado esta semana no Diário Oficial da União prorroga o prazo de execução do Programa Luz para Todos até 31 de dezembro de 2011. O objetivo é garantir a conclusão das ligações destinadas ao fornecimento de energia elétrica que tenham sido contratadas ou estejam em processo de contratação até 30 de outubro de 2010.

As metas e prazos serão definidos pelo Ministério de Minas e Energia em cada Estado ou área de concessão, respeitada a data limite de 31 de dezembro de 2011.

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica ? Luz Para Todos ? foi lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. A meta de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008 foi atingida em maio de 2009.

Até a implantação do programa, o mapa da exclusão elétrica no país revelava que as famílias sem acesso à energia estavam majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas camadas de baixa renda. Cerca de 90% dessas famílias tinham renda inferior a três salários mínimos e 80% viviam no meio rural.

O programa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, é operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. O orçamento é composto por recursos federais dos fundos setoriais de energia ? a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR) ? e o restante é partilhado entre governos estaduais e as empresas de energia elétrica.