Mais de 5 mil quilos de defensivos agrícolas falsificados foram apreendidos no Distrito Federal e entorno em uma ação de fiscalização conjunta entre o Ministério da Agricultura e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Conforme a pasta, auditores fiscais federais agropecuários e fiscais do Ibama fiscalizaram 11 empresas. Dessas, quatro possuíam grande estoque de produtos vencidos, sem identificação e falsificados. Em uma das empresas foi encontrado um estoque oculto, no qual estavam armazenados os defensivos agrícolas ilegais.
“Os estabelecimentos comerciais têm a obrigação de realizar a devolução dos defensivos agrícolas vencidos às empresas registrantes, conforme determina a legislação vigente. Manter esses produtos vencidos no comércio pode alimentar o mercado de ilegais, além de ser infração gravíssima”, disse em nota o chefe de fiscalização de Agrotóxicos do ministério, Júlio Lima.
As infrações também são consideradas crime ambiental. No total da operação em que participaram AFFAs de Mato Grosso e de Brasília foram emitidos quatro autos de infração para as empresas fiscalizadas, com apreensão de 18 marcas de defensivos agrícolas diferentes, sendo cinco delas falsificadas.