Definido período do vazio sanitário do feijão para 2014 em Goiás

Objetivo é combater a mosca branca, praga que ataca a cultura e causa grandes perdas na produçãoOs produtores rurais de feijão de Goiás definiram o período do vazio sanitário do feijão para 2014. As datas foram definidas, na tarde desta terça, dia 10, em reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). A previsão é que as regiões do sudoeste, sul e sudeste de Goiás não plantem de 1º a 30 de setembro. Já os municípios da Estrada de Ferro, Entorno do Distrito Federal, Vale do Araguaia, norte e nordeste devem respeitar o vazio de 20 de setembro a 20 de outubro.

>> Vazio sanitário: saiba quais Estados adotam medida e os períodos estabelecidos em cada região

>> Leia mais notícias sobre feijão

Na cultura, o vazio sanitário é importante para combater a mosca branca, praga que ataca o feijão e causa grandes perdas na produção. Além de sugar a seiva das plantas, o inseto transmite doenças de difícil controle como as viroses, principalmente o mosaico dourado no caso do feijoeiro. Com o vazio sanitário, espera-se diminuir o ciclo de proliferação da mosca branca e, consequentemente, das doenças transmitidas por ela.

As perdas econômicas causadas pela mosca branca em Goiás podem chegar a R$ 1,3 bilhão a cada safra, segundo dados da Embrapa Arroz e Feijão.