Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Delegação angolana busca modelos de pesquisa da Embrapa

Autoridades visitaram unidades brasileiras nesta semanaA Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) recebeu a visita de uma delegação de autoridades da Angola, com o objetivo de buscar modelos de pesquisa para aquele país.

? Temos uma agricultura tropical, assim como o Brasil, por isso buscamos um modelo à semelhança da Embrapa ? afirmou o vice-ministro da Agricultura, Zacarias Sambeny. Durante os dois dias de visita, o grupo conheceu as instalações da Unidade, as pesquisas desenvolvidas e os campos experimentais.

Com 65% da população vivendo no meio rural e dependendo da agricultura para seu sustento, o governo angolano está investindo no fortalecimento da agricultura familiar. O alto índice de pobreza e a carência de tecnologias e pesquisas são os principais desafios a serem vencidos, de acordo com Sambeny

O vice-ministro declarou-se satisfeito com a disponibilidade da Embrapa em auxiliar a Angola com transferência de tecnologias.

? Nossa maior carência é de capital humano, precisamos formar pessoal e estamos acertando com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) a instalação de um campus avançado na Angola ? afirmou.

Em 2007 foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e o governo da Angola para transferência de tecnologias. De acordo com Sambeny, serão construídos 16 centros de pesquisa, quatro deles em 2009: milho e feijão; mandioca, batata doce e amendoim; caprinos e ovinos e gado de leite.

A delegação que visitou a Embrapa Caprinos e Ovinos foi formada pelo vice-ministro da Agricultura, Zacarias Sambeny; diretor-geral do Instituto de Investigação Veterinária, Ditutala Simão; diretor do gabinete do vice-ministro, Carlos Nunes; secretaria do vice-Ministro, Sandra Lubumbaxi e o representante do Ministério da Agricultura de Angola no Brasil, João Bosco Monnerat.

Representantes da Angola visitaram também a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas, BA); Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia, GO); Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).

Sair da versão mobile