Na parcial do ano, o total é de 893,32 mil toneladas, o maior desde janeiro a agosto de 2012
As negociações envolvendo óleo de soja estão mais movimentadas neste mês, impulsionadas pela demanda interna e também pelos embarques expressivos do derivado nas primeiras semanas de agosto – a exportação de óleo, porém, absorveu menos de um quinto da produção nacional em 2014, as informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Por outro lado, o volume de soja em grão processado no primeiro semestre foi baixo, sendo o menor desde 2006. Esse cenário tem elevado os preços internos do óleo. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), nas duas primeiras semanas de agosto, 172,6 mil toneladas de óleo de soja foram embarcadas, já se caracterizando como o maior volume mensal desde setembro/13, quando 177,52 mil toneladas foram enviadas ao exterior em todo o mês.
O volume parcial de agosto já supera em expressivos 85% o exportado em todo o mês de julho/15 e em 25% o das quatro semanas de agosto/14. Na parcial do ano, o total é de 893,32 mil toneladas, o maior desde jan-ago/2012. A Abiove estima que 40,1 milhões de toneladas de soja em grão sejam processadas no mercado interno em 2015. No entanto, no primeiro semestre, foram apenas 15,3 milhões de toneladas.
Com isso, para atingir o volume estimado, o processamento teria que se intensificar fortemente neste segundo semestre. O setor, de fato, espera um maior consumo interno de óleo neste semestre, fundamentado na produção de biodiesel.
Com informações do Cepea.