Departamento de Agricultura dos Estados Unidos reduz previsão para safra de soja brasileira e argentina

Estimativa para a produção brasileira ficou em 65 milhões de toneladasO Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu, no relatório mensal de oferta e demanda divulgado nesta quinta, dia 10, a estimativa da safra brasileira de soja do ciclo 2011/2012 para 65 milhões de toneladas, ante 66 milhões de toneladas previstas em abril.

A nova projeção do governo norte-americano fica abaixo dos 66,68 milhões de toneladas divulgados também nesta quinta pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dos 66 milhões de toneladas projetados pela consultoria Informa Economics, na semana passada.

O USDA também cortou sua expectativa para a produção argentina nesta temporada, de 45 milhões de toneladas para 42,5 milhões de toneladas. O volume é superior na comparação com os 40 milhões de toneladas estimados pela Informa, na última sexta-feira.

Milho

Diferentemente da soja, o USDA aumentou em cinco milhões de toneladas a previsão da colheita de milho do Brasil em 2011/2012, para 67 milhões de toneladas, acima dos 65,9 milhões de toneladas apurados pela Conab e dos 66 milhões de toneladas da Informa. Já a produção argentina de milho foi mantida pelo governo americano em 21,5 milhões de toneladas, alinhada à perspectiva da consultoria privada.

Trigo

A área plantada com trigo na Argentina deve ser 13% menor na temporada 2012/2013 ante a de 2011/2012, totalizando quatro milhões de hectares, afirmou nesta quinta a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Segundo a instituição, agricultores vão plantar menos ou preferir outras culturas. A expectativa é de que o plantio de trigo comece no fim deste mês. Trata-se da primeira projeção oficial para área plantada com o cereal na Argentina, o quinto maior exportador mundial de trigo.