O deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) foi eleito nesta quarta-feira (6) presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, com 28 votos.
Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O deputado afirmou que o agronegócio é a mola propulsora do país.
“A nossa bandeira é uma bandeira da defesa da produção de alimentos, renda e emprego para os brasileiros, que é o nosso agro. Vamos ouvir também a bancada de esquerda, os pequenos agricultores”, adiantou o parlamentar.
Ele substitui Tião Medeiros (PP-PR) na chefia do colegiado.
No terceiro mandato consecutivo, o deputado Vicentinho Júnior é empresário do ramo de postos de combustíveis.
Atualmente, é vice-líder do maior bloco partidário da Câmara, com oito partidos (União, PP, PSDB, Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD).
O parlamentar é vice-presidente na região Norte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
“O compromisso com o setor agrícola sempre foi uma marca do nosso mandato e, neste ano não será exceção. Acreditamos que o desenvolvimento do país está diretamente ligado ao progresso do agronegócio, que não apenas alimenta a nação, mas também impulsiona a economia e sustenta comunidades em todo o território nacional”, assegurou.
O parlamentar disse que trabalhará ainda mais para fortalecer o ambiente de negócios no agronegócio, removendo obstáculos burocráticos e fomentando iniciativas que impulsionem a produtividade.
A Comissão de Agricultura debate e vota temas relacionados a:
- política agrícola e os atinentes à agricultura e à pesca;
- questões fundiárias e de reforma agrária;
- justiça agrária e direito agrário.
A Comissão de Agricultura é a segunda maior da Câmara dos Deputados. Ela é composta por 104 membros, divididos entre 52 titulares e 52 suplentes.