Deputado mineiro propõe a reabertura da Embrater

Criação da instituição federal será debatida em uma audiência pública no dia 23 de novembroO deputado federal Zé Silva (PDT-MG), presidente da subcomissão sobre extensão rural da Comissão de Agricultura, da Câmara dos Deputados, defende a inclusão de recursos no Orçamento de 2012 para reestruturar as empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural (Ematers) e a criação de uma instituição federal para coordenar a atividade.

O deputado quer ressuscitar a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), que, em 1990, foi extinta pelo ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB/AL). A criação da instituição federal será debatida em uma audiência pública pela subcomissão no dia 23 de novembro. No encontro deve ser aprovado um texto em defesa da proposta, que será entregue à presidente Dilma Rousseff em 6 de dezembro, Dia Nacional da Extensão Rural.

Segundo o deputado Zé Silva, que é presidente da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural, existem mais de cinco mil escritórios de Ematers no Brasil. Ele calcula que o custo seja de R$ 1,8 bilhão para manter as estruturas da extensão rural. O deputado também defende que a instituição federal a ser criada contribua com 35% dos recursos totais destinados à extensão rural (15% a mais que a participação atual), diminuindo os gastos dos Estados e municípios.