Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Deputados aprovam mudança na política de preços mínimos do setor agropecuário

Proposta inclui na política de preços mínimos dos produtos agropecuários e extrativistas o ressarcimento das despesas com recepção, limpeza e secagemA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui na política de preços mínimos dos produtos agropecuários e extrativistas o ressarcimento das despesas com recepção, limpeza e secagem. O texto aprovado é o Projeto de Lei 1008/11, do deputado Sandro Alex (PPS-PR), com emenda proposta pelo relator na comissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). 

Atualmente, o preço mínimo cobre as despesas com sobretaxa e tarifa de armazenamento, classificação, reclassificação, análise, embalagem e ICMS incidente sobre a produção.

Garantir renda

Na visão do relator, “o aprimoramento da Política Geral de Preços Mínimos (PGPM), cobrindo integralmente os custos de produção, é a única forma de garantir renda para que os produtores, notadamente os pequenos agricultores familiares, possam manter seus filhos com dignidade”.

O projeto altera o Decreto-Lei 79/66, que institui normas para a fixação de preços mínimos. A Política Geral de Preços Mínimos visa proteger a rentabilidade do produtor rural no período de excedente de oferta agrícola.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) define anualmente os preços mínimos dos produtos agrícolas, pecuários e da atividade extrativista, com base em proposta encaminhada ao Ministério da Fazenda pelo Ministério da Agricultura.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sair da versão mobile