Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Deputados divergem sobre MP da dívida agrícola

Matéria começou a ser debatida no plenário da Câmara no início da noite desta terça, dia 5Por volta das 19h50min desta terça, dia 5, o plenário da Câmara rejeitou, por 266 votos a 53 e 2 abstenções, a inversão de pauta proposta pelo DEM, que queria tirar do topo da pauta de votações a medida provisória (MP) 432/08 ? que renegocia cerca de 85% da dívida rural brasileira ? e analisar primeiro a MP 433/08 ? que concede isenção tributária para a farinha de trigo.

O relator da MP que trata da da renegociação, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), já havia começado a relatar a matéria, mas foi interrompido pelo término do prazo regimental da sessão extraordinária anterior.

Os deputados também rejeitaram, em seguida, o requerimento do DEM que pedia a retirada de pauta da MP 432/08.

O 1º vice-líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), criticou a matéria, acusando o atual governo de nunca ter desenvolvido qualquer negociação séria da dívida rural.

? Foram só projetos estéreis, que nunca produziram nada ? disse Caiado.

Ele citou como exemplo um projeto de renegociação relatado, há alguns anos, pelo deputado Eunício Oliveira (PDMB-CE). Segundo Caiado, esse projeto só produziu 36 renegociações em todo o país “porque nenhum produtor rural conseguiu atender às exigências”.

Já o deputado Eduardo Valverde (PT-RO) acredita que a MP representa uma “solução com amplitude” para os problemas financeiros dos agricultores. Segundo ele, é por saber disso que a oposição obstrui a votação.

? A oposição é contra a MP porque está sem base social, está com seu projeto perdido ? afirmou.

Sair da versão mobile