A Câmara dos Deputados realiza comissão geral nesta terça-feira, 26, para discutir e propor ações e estratégias para o governo brasileiro apresentar na 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26).
O debate foi solicitado pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM) e subscrito por diversos parlamentares.
O deputado destaca que a COP-26 ocorrerá em Glasgow, na Escócia, de 1º a 12 de novembro de 2021, e tem entre seus objetivos discutir a implementação do Acordo de Paris, que é considerado um dos mais importantes compromissos multilaterais para a redução de emissão de gases de efeito estufa.
Um dos macrotemas da participação brasileira será “Clima e Florestas”. “A Floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo. A floresta influencia diretamente no regime de chuvas na região, contribui para a estabilização do clima global e ainda abriga a maior biodiversidade do planeta”, destaca Sidney Leite.
Deputados na COP26
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve liderar pessoalmente a comitiva de parlamentares da Casa que irá à COP26.
Aproximadamente 40 deputados pediram para integrar a comitiva, mas Lira avisou que deve autorizar a viagem de apenas dez parlamentares. Dentre eles, a presidente da comissão de Meio Ambiente, Carla Zambelli (PSL-SP).