O desenvolvimento das lavouras de soja e milho 2017/2018 no Paraná continua atrasado em relação ao desempenho da safra de 2016/2017. Relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura estadual do Paraná, divulgado nesta terça, dia 6, mostra que até a segunda 24% das lavouras de milho verão estavam em fase de maturação, 30 pontos porcentuais abaixo dos 54% registrados em igual período da temporada anterior. Nos últimos sete dias, houve avanço de 8 pontos porcentuais. A colheita teve início e atinge 1% do total, ante 3% em igual período do ano passado.
O plantio do milho segunda safra já teve início e atingia até ontem 2% da área, com 93% do grão no campo em boas condições. No ano passado, no mesmo período, os trabalhos alcançavam 10% da área, com 98% em boas condições.
A soja atingiu 20% de maturação, 21 pontos porcentuais abaixo dos 41% obtidos em igual período de 2017. Na variação semanal, a maturação da oleaginosa aumentou 8 pontos porcentuais. A colheita ainda não começou.
O Deral informou, ainda, que 92% do feijão primeira safra já está colhido, crescimento de 16 pontos porcentuais em relação à última semana. Do produto no campo, 36% se desenvolve bem, avanço de 4 pontos porcentuais ante o apontamento anterior.
No dia 6 de fevereiro do ano passado, a colheita do feijão estava superior, em 93% da área, e as condições eram boas para 82% das lavouras.