Desenvolvimento da safra de soja dos EUA pressiona mercado internacional

Brasil exportou 24 milhões de toneladas de soja nos cinco primeiros meses de 2014O mercado de soja encerra a primeira semana de junho com o peso do bom desenvolvimento da safra nos Estados Unidos. Segundo o analista de mercado, Glauco Monte, o plantio da temporada 2014/2015 tem evoluído acima da média dos últimos anos e as perspectivas são de uma colheita de mais de 98 milhões de toneladas naquele país. Informações positivas para a safra norte-americana, mas que pressionam as cotações no mercado internacional. Já a demanda pelo grão, vinda principalmente da china, deve mante

• Leia mais notícias de soja

O clima foi apontado como responsável na safra 2013/2014 pela redução na safra dos três principais países produtores, Estados Unidos, Brasil e Argentina. Diante dessa situação os principais importadores foram as compras. Segundo analistas de mercado, os preços devem ficar firmes até o início da próxima safra nos EUA.

Nos cinco primeiros meses de 2014, o Brasil exportou 24 milhões de toneladas de soja, mais de cinco milhões em comparação com as 19 milhões de toneladas exportadas na safra passada.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) manteve a projeção da safra brasileira 2013/2014 em 86,5 mil toneladas. Segundo o economista da Abiove, Daniel Furlan Amaral, as exportações devem bater as 43 milhões de toneladas. O Brasil vai esmagar mais de 37 milhões de toneladas, pouco mais de 1,400 milhões de toneladas que na safra anterior. 

Clique aqui para ver o vídeo