Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Desgranadora de uva agiliza produção de sucos artesanais em Santa Catarina

Equipamento desenvolvido por funileiro foi avaliado e aprovado por técnicos da EpagriUm equipamento desenvolvido pelo funileiro Carlos Bertolin, do município de Videira, em Santa Catarina, facilita o trabalho de famílias que fabricam sucos de frutas artesanais. Em 2009, o empresário, que é parceiro da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) há mais de 15 anos no desenvolvimento de equipamentos para processamento de frutas, criou uma máquina desgranadora de uva.

Fabricada em aço inox e com estrutura de ferro, a máquina é composta por uma caixa com capacidade para cerca de 30 quilos de fruta e o fundo tem uma peneira com orifícios por onde passam os grãos. A caixa possui quatro roldanas com rolamentos que permitem fazer movimentos de vaivém sobre duas barras de ferro fixadas no chassi da máquina. Abaixo da caixa com peneira fica uma caixa coletora, com ângulo de inclinação que permite a retenção dos grãos para uma limpeza antes da elaboração do suco.

– Os cachos de uva são colocados na caixa com peneira, que é movimentada vigorosamente de um lado para o outro por duas pessoas. Com o ritmo constante, quase toda a uva se solta e cai na caixa coletora – explica o engenheiro agrônomo e pesquisador da Epagri Remi Dambrós.

Antes de ficar pronto, o equipamento foi avaliado pelos técnicos da Epagri/Estação Experimental de Videira. A capacidade operacional da desgranadora é superior à do trabalho manual, em que são necessários cerca de 50 minutos, dependendo da variedade de uva, para separar 20 quilos da fruta em duas pessoas. Com o equipamento, o mesmo trabalho é feito em torno de oito minutos. Quase todos os grãos são retirados com o movimento da peneira e poucos restam para retirada e limpeza manual.

Sair da versão mobile