Desmatamento na Amazônia Legal cai 23% em um ano, informa Ministério do Meio Ambiente

Mato Grosso se manteve com maior índice e apresentou redução de 2,7% nos últimos 12 mesesO desmatamento na Amazônia Legal caiu 23% entre agosto de 2011 e julho de 2012, de acordo com dados do Deter, o sistema rápido de detecção por satélite, equivalendo a cerca de dois mil quilômetros quadrados no total. Entre os nove Estados da região, apenas Roraima aparece com um crescimento do desmatamento, e significativo, com 218%. O Amapá, que tem o menor grau, se manteve estável, com um quilômetro quadrado de desflorestamento. Os dados foram divulgados nesta quinta, dia 2, pelo Ministério do

Mato Grosso se manteve com maior grau de desmatamento e teve uma redução de 2,7%. O Estado, por mais um ano, desmatou quase mil quilômetros quadrados de floresta, caindo de 978 para 952 quilômetros quadrados.

A maior queda aconteceu no Maranhão, onde o desmatamento caiu para um terço do registrado no período anterior, chegando a 32 quilômetros quadrados. Durante os últimos 12 meses, houve queda em nove deles, na comparação com os mesmos meses do ano passado, chegando a 66% em junho deste ano.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, acredita que a aprovação do novo Código Florestal, em análise no Congresso, pode ajudar a diminuir os índices.

– Quanto mais demorar para aprovar o Código, mais se coloca na ilegalidade pessoas que querem estar regularizadas. Se conversarmos com movimentos sociais da agricultura, todos querem fazer a sua parte para produzir. Não tem sentindo a gente continuar adiando esse debate – afirmou.

O ministério da Ciência e Tecnologia deve lançar em breve um Plano para o Desenvolvimento da Agricultura Sustentável. A medida, em parceria com a Embrapa, prevê o financiamento de produção agrícola sem o aumento de área desmatada.