Os custos da empresa com milho mais do que dobraram nos últimos meses, por causa da elevada demanda e por safras menores do que o esperado em diversas regiões do mundo. A expectativa é de que os preços permaneçam elevados pelo menos até o verão do Hemisfério Norte.
Sanderson Jr afirmou aos investidores, em conferência, que a companhia aproveitou uma quebra nos preços do milho depois do terremoto no Japão, em março, para suprir suas necessidades de ração até julho. Isso representa um desvio na estratégia tradicional da companhia. Diferentemente de seus concorrentes, a Sanderson Farms raramente faz hedge contra os preços do milho, comprando no mercado à vista. A Sanderson disse que não comprou milho para além de julho.
O executivo declarou que as companhias de aves devem começar a reduzir a produção no verão, mas vai ser necessária uma segunda rodada de cortes neste ano, para retomar os lucros da indústria. Esses cortes podem começar depois do feriado norte-americano de 4 de julho, se os produtores não começarem a ver uma melhora na demanda e nos preços do frango, disse Sanderson Jr. Neste momento, parece improvável que haja uma recuperação em junho.
? Tipicamente, por minha experiência, o primeiro corte não é suficiente ? opinou o executivo.
A Sanderson Farms registrou prejuízo no segundo trimestre e, segundo Sanderson Jr, a grande maioria dos produtores de aves está perdendo dinheiro atualmente, por causa do salto dos preços da ração e dos baixos preços do frango. Outras companhias estão sob estresse crescente, de acordo com Sanderson Jr, acrescentando que ele conhece três pequenas companhias que estão buscando compradores para seus ativos. As informações são da Dow Jones.