1) Mato Grosso do Sul entra em estado de emergência fitossanitária devido à helicoverpa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou na quinta, dia 19, estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso do Sul devido ao risco de surto da praga Helicoverpa armigera nas lavouras, informou o Diário Oficial da União (DOU). O status já foi determinado a outras cinco unidades federativas – Mato Grosso, Oeste da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Piauí. Leia mais.
2) Taxa de mortalidade de helicoverpa por inimigos naturais chega a 70%, afirma Embrapa
Com o surgimento da lagarta helicoverpa desde a safra passada, uma série de pesquisas em relação aos seus inimigos naturais está sendo desenvolvida pela Embrapa Soja de Londrina, no Paraná. Segundo o pesquisador Samuel Roggia, a intensificação dos estudos é uma resposta natural ao problema, e tem como objetivo fornecer subsídios para que o agricultor faça o manejo da praga da melhor forma. Leia mais.
3) Sancionada lei que cria Anater, para atuar em parceria com a Embrapa
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que autoriza o Executivo a criar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O principal objetivo da instituição é qualificar e ampliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil. A nova agência vai atuar em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para auxiliar pequenos agricultores em projetos que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria das atividades rurais. A medida estava prevista no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, anunciado em junho deste ano. Leia mais.
4) Helicoverpa provoca quebra de mais de 30% em lavouras de feijão em São Paulo
A lagarta helicoverpa chegou às plantações de feijão no interior de São Paulo e provocou quebra acima de 30% na produção. Os produtores das lavouras atingidas pela praga já pensam em migrar para outras culturas. Os prejuízos são estimados em R$ 1 bilhão no Estado. Leia mais.
5) Mais de mil tipos de cervejas estão registradas no Brasil
O setor cervejeiro no Brasil tem observado, nos últimos anos, o surgimento de novos estilos da bebida que fogem ao tradicional tipo Pilsen. Para se adequar aos avanços tecnológicos e promover a igualdade de condições e competitividade frente aos produtos importados o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está atualizando os parâmetros de qualidade atualmente vigentes. Leia mais.