Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dez mil famílias produtoras de tabaco devem ser atendidas em programa federal de diversificação de culturas

Empresas que prestarão assistência técnica a agricultores serão contratadas ainda em 2011Até o fim de 2011, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concluirá a contratação de 13 entidades que vão receber R$ 11 milhões para prestarem Assistência Técnica e Serviços de Extensão Rural (Ater) a 10 mil famílias de agricultores familiares que plantam tabaco e desejam diversificar suas culturas.

Os contratos com essas entidades são resultado de uma chamada pública do Ministério realizada em setembro, para atender a fumicultores nos sete maiores estados produtores de fumo no país: Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A contratação das entidades é uma das iniciativas interministeriais para atender às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle do consumo do tabaco. Com previsão de início em 2012 e de duração de 12 meses, os atendimentos vão elevar para 50 mil o número de famílias beneficiárias do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco do MDA. O programa inclui serviços como capacitação, apoio técnico ou participação em pesquisa.

De acordo com o governo federal, em seis anos, foram investidos R$ 26 milhões nas atividades do programa. Atualmente, há 65 projetos de diversificação à cultura do tabaco na agricultura familiar em andamento para criação de frango, peixe, gado leiteiro, frutas e hortaliças.

Sair da versão mobile